quinta-feira, 27 de junho de 2013

Conheça um pouquinho da história de cada ritmo!

Valsa

Este ritmo tão refinado teve sua origem em regiões campestres Da Áustria e Alemanha,  no início somente era praticado por camponeses simples destas regiões. No final do século XIII tomou conta dos salões de baile da alta sociedade vienense.








Tango

O Tango nasceu nos fins do século XIX derivado das misturas entre as formas musicais dos imigrantes italianos e espanhóis, de afrodescendentes  dos conquistadores espanhóis que já habitavam os pampas e de um tipo de batuque chamado "Candombe". Há indícios de influência da "Habanera" cubana e do "Tango Andaluz". Nasceu como expressão folclórica das populações pobres de todas aquelas origens, que se misturavam nos subúrbios da crescente Buenos Aires.
Em público, dançavam homens com homens. Naquele tempo era considerada obscena a dança entre homens e mulheres abraçados, sendo este um dos aspectos do tango que o manteve circunscrito aos bordéis, onde s homens utilizavam os passos que praticavam e criavam entre si.Mais tarde, o tango se tornou uma dança tipicamente nos bordéis, principalmente depois que a industrialização transformou as áreas dos subúrbios em fábricas transferindo a miséria e os bordeis para o centro da cidade.


Bolero

O bolero um ritmo tão romântico que mescla raízes espanholas locais de vários países hispano-americanos. De origem Cubana tornou-se mais conhecido como canção romântica mexicana, sofreu modificações, especificamente desenvolvendo temas mais românticos e de ritmo mais lento.
Origem da palavra bolero Pequenas bolas, chamadas de "boleras", que ornamentavam os vestidos das dançarinas espanholas que imitavam bailados ciganos.

                         
  Zouk

Hoje em dia dançamos um estilo sensual de música que nos acostumamos a chamar de Zouk e aprendemos que é um parente da lambada, chamado também de lambada francesa. 

O Zouk é um moimento musical que nasceu nas ilhas caribenhas de colonização francesa e é um termo da língua creole (mistura do francês com línguas africanas) que significa festa.   Porém nos lugares onde teve a sua origem, o Zouk não é dançado da mesma forma que aqui no Brasil. Aproveitamos este novo estilo musical e colocamos em prática nossa velha lambada, porém de forma mais lenta e sensual.           

Salsa

Salsa, em castelhano, significa "tempero" e a adoção do nome quis transmitir a ideia de uma música com "sabor". O movimento que originou este novo estilo de música Latino-americana começou em Nova Iorque, quando um grupo de jovens músicos começou a mesclar sons e ritmos visando crias uma sonoridade que tivesse um "sabor" latino-americano. E este tempero picante envolveu os corpos em uma dança muito sensual.

Soltinho

Não se tem certeza da época, nem local de seu aparecimento. É uma dança, semelhante ao rock e o swing americano, mas com a improvisação, a "ginga" e o "tempero" brasileiro. O soltinho não tem uma música que o caracteriza, pode ser dançando com Dance Music, Rock e Foxtrot. Músicas que tenham balanço, que sejam normalmente para serem dançadas em separado.


Sertanejo Universitário

Ainda não existe nenhum estudo sobre como esta dança nasceu. Ao que tudo indica a dança tenha nascido dentro das escolas de dança, ou pelo menos se desenvolvido rapidamente por elas.
Ao observar a dança, podemos ver as várias semelhanças com outros ritmos dançados a dois como o Samba-Rock, Zouk, Forró, Salsa, misturados ao Vanerão Sulista, Country e Samba de Gafieira.
Sabemos pouco sobre a origem do estilo, mas a ança toma conta cada dia mais dos amantes da atual música sertaneja.

Forró

A versão mais popular de sua origem, é que o nome forró significa "For All"(para todos em inglês". A frase era escrita nas porta dos bailes promovido pelos ingleses no interior de Pernambuco, no início do século, quando ele vieram para o Brasil construir ferrovias. Se a placa estivesse na porta era sinal de que todos poderiam entrar na festa, regada a ritmos dançantes que prenunciavam o forró de hoje, versão esta defendida por Luiz Gonzaga.


Samba de Gafieira

Um dos principais aspectos observados no estilo samba de gafieira é a atitude do dançarino frente a sua parceira: malandragem, proteção, exposição a situações surpresa, elegância e ritmo. Na hora da dança, o homem conduz a sua dama, e nunca o contrário.
Diz-se que, antigamente, o malandro da Lapa fazia uso de um terno branco, sapatos preto e branco, ou marrom e branco e, por debaixo do paletó, camisa preta e branca ou vermelha e branca, listradas horizontalmente, além de um chapéu Panamá ou Palheta - há uma confusão sobre esses dois chapéus, parecidos de longe, porém, de perto são bem diferentes. Dentro do bolso, carregavam uma navalha.

Dançando, o dito "malandro" sempre protege sua dama, dando a ela espaço para que possa se exibir para ele e para o baile inteiro ao seu redor, ao mesmo tempo, impedindo uma aproximação de qualquer outro homem para convidá-la para dançar.

Samba Funk

O ritmo atualmente conhecido como "Samba Funkeado" é um novo estilo, mais elaborado e ousado de Samba de Gafieira. Foi criado pelo professor e coreógrafo "Jimmy de Oliveira" do Rio de Janeiro. Hoje muito procurado por jovens, por ser uma dança realizada em músicas diferentes do tradicional Samba.


Samba-Rock

É necessário que se compreenda essa definição de samba- rock quanto "dança", e não quanto um gênero musical. Para que com isso, se evite a saturação do estilo genial criado por Jorge Ben e se valorize ainda mais quanto a expressão corporal, que é a sua real importância como um bem cultura dos negros de São Paulo, onde nasceu a dança e se popularizou, não só na capital, mas em todo o interior do Estado. Sendo mais tarde exportado no Brasil e mundo afora, dando lições de habilidade, talento e criatividade, e principalmente de orgulho e auto-estima elevada, já que além do swing, o verdadeiro apreciador do samba-rock e frequentador dos bailes nostalgia preza a elegância , a beleza, o charme, a vaidade e o desenvolvimento cultural e intelectual.

Pagode

O pagode é um gênero musical brasileiro originado a Cidade de Salvador, ha quem diga que originou-se no Rio de Janeiro, a partir da cena musical do samba dos fundos de quintais, muito comuns no subúrbios da cidade.
O termo pagode começou a ser usado como sinônimo de samba por causa de sambistas que se valiam deste nome pra suas festas, mas nunca o citaram como estilo musical. Em qualquer festa que se preze, porém, não pode faltar música alegre e aí, naturalmente, entra o samba. Foi ele que fez do pagode uma das mais fortes tradições dos subúrbios do Rio de Janeiro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário