segunda-feira, 24 de junho de 2013

Como escolher o sapato para a dança! Por Fabíola Brant

Como escolher sapatos para a dança de salão.



A escolha do sapato

 Vários modelos de marcas específicas para a dança já encontramos no mercado. mas você não precisa restringir-se a eles para escolher um bom sapato de dança. Siga as dicas abaixo e poderá comprar sapatos confortáveis para a dança em lojas não especializadas.


 Para aulas regulares, salto entre 2 e 4 cm. Se for necessário usar saltos mais altos,por necessidade do estilo ou por sua preferencia, procure alternar os períodos de ensaio com outro tipo de calçado, como o tênis para dança por exemplo.

Evite saltos muito finos,
 muito finos, pois diminuem ainda mais a possibilidade de posicionar o peso durante a realização dos passos. Prefira saltos mais largos que possibilitem esta distribuição.

 Procure sapatos que fiquem firmes no pé,
 tipo boneca, ou sandálias que tenham apoio para o calcanhar, de preferência com tiras e fivelas para que o pé fique bem preso ao tornozelo e que seja bem fechado na parte da frente.
Evitando assim qualquer acidente. esta dica é fundamental para iniciantes, e não segui-las pode lhe trazer falta de equilíbrio e dificuldade para realizar os movimentos,

Evite solados de borracha,
 geralmente estão presentes nos calçados que não são específicos para dança.
O que você pode fazer é mandar colocar uma sola de camurça ou feltro espesso para adequá-lo.

 Plataforma?Nem pensar! O solado duro e não articulável do sapato plataforma impede o adequado  funcionamento das articulações dos dedos dos pés, aumentando o risco de doenças ortopédicas e prejudicando as técnicas da dança, gerando movimentos pesados e desequilibrados.

 Sapatos “bicudos”? Também não! A parte da frente do sapato deve respeitar o tamanho do pé. Além de prejudicarem a dança, também tem razões ortopédicas. Não devemos esquecer que o espaço deixado pela dama será ocupado pelo cavalheiro e vice-versa. 

Sola do calçado e coeficiente de atrito

 Preste atenção ao tipo de solado do seu calçado de dança e veja se ele não prejudica seu desempenho na pista ou na sala de aula. Ele não deve permitir que você escorregue demais, mas também não deve prende-lo excessivamente ao chão. Se isso acontecer, as articulações dos tornozelos e joelhos podem ser torcidas, e como ela não são preparadas para este movimento, podem ocorrer lesões.



Nenhum comentário:

Postar um comentário